quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Exposição "1968: Do sonho ao pesadelo”


No dia 13/06/2008 compareço a

Exposição "1968: Do sonho ao pesadelo”

Na foto: Companheiro José Ibrahim (Ex-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade de Osasco), Raphael Martinelli (Ex-Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, Dirigente do PUA e do CGT até 1964), Ivan Seixas (Ex-membro do MRT) e Representante da Universidade de São Paulo.


Neste dia o debate foi a respeito de como atuaram as categorias operárias, estudantis, intelectuais, filosóficas, religiosas...e etc. de 1968 até os nossos tempos.

Entre tantos exemplos de luta operária, tivemos ali representado, o companheiro José Ibrahim, que quando foi Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, apresentou pioneirismo na famosa greve de 1968, onde os próprios operários tomaram a Indústria.
Somente foram retirados pela força dos tanques da Ditadura Militar.

A juventude também foi bem representada na mesa pelo revolucionário Ivan Seixas, que na sua própria atuação política quando jovem, (com menos de 16 anos), já acompanhava seu pai nas ações contra a ditadura, com armas na mão.

Eu, por minha vez, mostrei as experiências positivas e negativas do período até 1964, em que muitas vezes o Brasil parava, em função de algumas reformas. Situações em que haviam grandes repercussões, mas que na questão de organização política dos trabalhadores, deixava muito a desejar.

A colaboração da classe estudantil e intelectual foi de grande valia na luta revolucionária, com todo respeito as categorias (médicos, advogados, jornalistas, etc).

2 comentários:

  1. Maravilha a criação desse blog...mais do que na hora, pois trata-se de um homem que é exemplo de honestidade, luta incansável e que tanto fez e faz pelo nosso querido Brasil.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. agrdeço a sua conpanhia por me ajudar com o meu blog. eu espero bem mais da minha filha. um beijão pai coruja haha

    ResponderExcluir